Serviços Ecossistêmicos

 

Importância

Dentro do projeto INCT Madeiras da Amazônia, os estudos com foco nos serviços ecossistêmicos provindos da floresta são de grande importância para o entendimento dos impactos do manejo florestal e da mudança climática nas funções da floresta. Os serviços ecossistêmicos estão diretamente relacionados ao entendimento dos ciclos biogeoquímicos, ciclos atmosféricos e fluxos de energia. O sítio da ZF-2 é um dos principais locais de pesquisas na Amazônia sobre a dinâmica da água e do carbono da floresta. Isto se confirma pela grande quantidade de teses de doutorado e dissertações de mestrado concluídas e em andamento neste local de pesquisa.

A fim de se diminuir as incertezas acerca da capacidade de troca da floresta (fluxos), uma grande rede de sensores foi instalada em um dos experimentos mais longevos de manejo florestal na Amazônia: o BIONTE (Biomassa e Nutrientes Florestais). Dentre os sensores instalados podemos citar: sensores de potencial matricial do solo, sensores de umidade do solo, tensiômetros, sensores de percolação da água no solo, sensores de fluxo de seiva xilemática (água), dendrômetros automáticos, sensores de potencial hídrico do tronco, além de uma torre de fluxo (“torre do Bionte”) com sensores de temperatura, umidade, radiação e precipitação, além de um sistema completo de eddy covariance que mede os fluxos de CO2 e H2O ao nível de ecossistema.

 
 

Inovação

Os estudos com foco nos serviços ecossistêmicos contam com o auxílio de uma plataforma de elevação (também conhecida como “grua”, modelo Genie® Z80/60) trazida dos Estados Unidos, com o objetivo de se realizar medidas ao nível de dossel. Esta é uma iniciativa única na Amazônia, e tem fornecido informações valiosas para o projeto. Por meio da grua é possível realizar medidas diretas nas folhas a partir do seu cesto, onde informações em tempo real são obtidas. Estas informações abrangem medidas de fotossíntese, condutância estomática e potencial hídrico foliar, em diferentes estratos da floresta, com uma amostragem de centenas de árvores.

 
 

Por meio da utilização de sensores e equipamentos de alta tecnologia e capacitação de mão de obra, os estudos de serviços ecossistêmicos dentro do projeto INCT Madeiras da Amazônia tem fornecido informações valiosas acerca da dinâmica da floresta intacta e sob o regime de manejo florestal. .